bibliolab espinho
Cultura

Município de Espinho é parceiro no projeto BIBLIOLAB

A BIBLIOLAB é uma plataforma de recursos educativos que tem como objetivo principal desenvolver atividades didáticas interdisciplinares para o 1.º ciclo do ensino básico, que possam ser exploradas pelos alunos de forma lúdica e autónoma e que promovam o desenvolvimento de competências literárias e científicas.

Com a abordagem didática adotada, pretende-se que as crianças e jovens sintam o prazer do texto literário e desenvolvam a sua educação literária. É sua intenção que os jovens se entusiasmem com a ciência, aprendam ciência, fazendo ciência, aplicando os conhecimentos para resolver problemas que surgem da literatura, mas que estão relacionados com as suas experiências do dia-a-dia, exercitando, simultaneamente, o pensamento crítico e criativo e competências de comunicação e colaboração. Todas as atividades apresentadas estão alinhadas com as aprendizagens essenciais, para os diversos níveis de ensino, podendo ser usadas pelos alunos e pelos professores. É ainda intenção da equipa da BIBLIOLAB fomentar o trabalho colaborativo à distância, entre os alunos, dando assim visibilidade às suas produções científicas e de intenção literária/artística, criadas no âmbito das atividades propostas.  

Para além da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (dep), do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (cidtff) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a BIBLIOLAB conta com a parceria da Divisão de Cultura e Museologia da Câmara Municipal de Espinho.

Visitem a plataforma BIBLIOLAB em www.bibliolab.pt