Noites em tempos inusitados, de Luísa Moreira Monteiro

18 de junho a 30 de julho de 2022

Esta exposição pretende ser um modo, como qualquer outro, de percecionar a realidade. Como dizia Ortega y Gasset "eu sou eu e a minha circunstância” e aqui a circunstância representa-se por estruturas que transportem o outro para uma perceção da realidade na qual ao sentido subjaz a estrutura.
Citando Edgar Morin "Temos todos o mesmo destino porque vivemos com os mesmos problemas, medos e tensões”, mas (…) "temos perceções, ou seja, reconstruções, traduções da realidade”.
Nos tempos inusitados que ora vivemos, as noites do silêncio ou, algures, dos estrondos, desencadeiam linhas, formas, cores que estruturam a realidade e as circunstâncias.
No desenho, na pintura, usando a técnica mista, isto passará para o papel, a tela e o não eu.

Luísa Moreira Monteiro

Luísa Moreira Monteiro nasceu no Porto – Portugal. Vive atualmente em Viana do Castelo.
O seu percurso académico começou ao estudar pintura na Heatherley`s School of Fine Art em Londres, tem o Bacharelato em desenho pela Escola Superior Artística do Porto e fez mestrado em arte pública no Dutch Art Institute na Holanda. 
Todo o seu trajeto é pautado por exposições de desenho e pintura fazendo, no entanto, ao longo desse mesmo tempo diferentes tipos de projetos, na área da arte pública e na área do design; não separando as diferentes ideias, mas complementando-as e investigando sempre no campo das artes visuais.
Tem várias obras em coleções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro.
Viveu, trabalhou e expôs em exposições individuais e coletivas, em vários países do mundo como França, Macedónia do Norte, China, Turquia, entre outros, que influenciaram o modo de ver e a maneira de concretizar o seu trabalho. Este assenta em duas ideias: as estruturas - físicas, formais, sociais e a busca no meio envolvente de elementos que formam essas estruturas.