'Mar Pedagógico - Maré de Iniciativas' (colaboração)

No âmbito do projeto "Mar Pedagógico - Marés de Iniciativas", do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, sob a coordenação da prof. Regina Coelho (Coordenadora dos Projetos do AEML), o Serviço Educativo da Divisão de Educação e Cultura realizou um conjunto de atividades, parte delas no museu, parte delas nas escolas.
Decorreram 7 oficinas de exploração artística intituladas "À época de Laranjeira" com a totalidade das turmas do 5.°s anos de escolaridade das Escolas Básica Integrada Sá Couto e Dr. Manuel Laranjeira.
No Museu, decorreram 9 visitas guiadas às exposições permanentes, asseguradas pelos técnicos do Museu, seguidas de 9 sessões do espetáculo Grãos de Areia, dinamizado pelo Serviço Educativo.
No total, estiveram envolvidos 416 alunos.

Estas atividades como objetivo o Desenvolvimento de Aprendizagens Curriculares (DAC), assentes no trabalho de projeto e com uma dinâmica centrada no papel dos alunos enquanto autores, proporcionando aprendizagens significativas em áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e de articulação curricular.
Com inspiração na vida cultural e social de Manuel Laranjeira, médico de formação, figura inquestionável da literatura e da política em Espinho, os alunos foram desafiados a recriar em dioramas os cafés do início do século XX. Os cafés eram locais de tertúlia, discussão e partilha de ideias entre personalidades das mais variadas áreas. Os alunos tiveram desafios matemáticos, estilísticos e de construção, tudo numa só atividade.

Recorrendo a elementos cenográficos inspirados nos mais requintados cafés europeus, fizemos uso de padrões, elementos decorativos e modelos de mobiliário característicos dos cafés europeus da época - incluindo também motivos orientais, à semelhança do que acontecia no excêntrico Café Chinez em Espinho. Destacamos em particular, o uso de reproduções de obras de pintura de Edgar Degas e Toulouse Lautrec em que são retratadas cenas de café correspondentes à época em que viveu - e conviveu - o nosso Laranjeira.

Os trabalhos criados foram integrados numa exposição no Salão Nobre da Piscina Solário Atlântico, que decorreu de 16 a 23 de junho, organizada pela Câmara Municipal de Espinho.

Agradecimentos | Sapataria Charme e todos os professores e alunos envolvidos