Branco & Negro


Patente entre 8 de setembro e 28 de outubro de 2021.


Rik Lina nasceu na cidade holandesa de Valkenburg em 1942. Estudou pintura e litografia na Rietveldt Academy em Amesterdão entre 1960 e 1965. Em 1973 integrou o Grupo Surrealista Internacional Movements Phases. Viveu, trabalhou e exibiu os seus trabalhos em Espanha, Turquia, Caraíbas, Brasil, Chile, Amesterdão e, desde 2009, Portugal.
A exposição Branco e Negro é a 17ª mostra de Rik Lina em Portugal desde 2004, altura em que participou na exposição retrospectiva intitulada "O Surrealismo Abrangente - Colecção de Artur Cruzeiro Seixas". No entanto, o trabalho de Rik Lina tem vindo a ser exibido em Portugal desde 1977 através das inúmeras exposições do Grupo Surrealista Mouvements Phases do qual fez parte e ainda através da "Exposição Internacional: Surrealismo e Pintura Fantástica" organizada por Mario Cesariny e Carlos Martins em Lisboa, em 1984. Atualmente faz parte da "Cabo Mondego Section of Portuguese Surrealism".

"A minha paleta é tropical, a minha pintura tem ligações profundas com a florsta tropical e os complexos recifes coraliários.
As minhas fontes são a natureza, mas não são apenas o mundo exterior que influencia a minha obra. A natureza, o meu único mestre, dita o meu trabalho juntamente com os seus irmãos gémeos: o sonho e a imaginação."
Rik Lina

[Em construção]