Vida e Obra de Rafael Bordalo Pinheiro | O Jogo da Política Moderna - Desenho Humorístico e Caricatura na 1ª República

"Vida e Obra de Rafael Bordalo Pinheiro", e "O Jogo da Política Moderna - Desenho Humorístico e Caricatura na 1ª Repú

Patente entre 13 de maio e 23 de junho de 2018.

Dotado de um grande sentido de humor e de uma crítica social apurada, Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) caricaturou uma grande parte das personalidades de relevo da política, da igreja e da cultura da sociedade portuguesa do seu tempo. Deixou-nos um legado iconográfico verdadeiramente notável, estando a sua obra repartida pelo jornalismo, teatro e cerâmica. Desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista, jornalista, ceramista e professor, deixou-nos uma obra notável, onde na sua figura mais popular o, "Zé Povinho", conseguiu atribuir um rosto ao país, revelando, com muito humor, os podres da sociedade portuguesa.

[Em construção]